Projetos “Euphória” e “Somos + a Ler” unem-se para Desenvolver Competências Pessoais, Sociais e de Leitura

No âmbito da promoção das competências pessoais e sociais, os projetos “Euphória” e “Somos + a Ler” uniram esforços para desenvolver atividades dinâmicas e enriquecedoras junto dos alunos. Esta articulação tem como principal objetivo não só incentivar o gosto pela leitura, mas também trabalhar aspetos fundamentais como a comunicação, a empatia, o trabalho em equipa e a expressão emocional. 

Através de leituras encenadas, dramatizações e debates reflexivos, os alunos são desafiados a interpretar textos e histórias que abordam temas como a autoestima, a inclusão, a gestão das emoções e a interação social. Estas iniciativas proporcionam momentos de partilha e aprendizagem ativa, ajudando os jovens a desenvolver a sua expressividade e a sua capacidade de compreender e lidar com diferentes realidades e emoções.

A colaboração entre estes dois projetos tem sido essencial para a criação de um ambiente escolar mais envolvente e humanizado, onde a leitura se torna um meio de desenvolvimento pessoal e social. Professores e alunos têm destacado o impacto positivo destas atividades, que permitem aos alunos crescer não apenas enquanto leitores, mas também enquanto cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida em sociedade.

Com esta sinergia entre os projetos “Euphória” e “Somos + a Ler”, a escola reforça o seu compromisso na formação integral dos alunos, valorizando a leitura como uma ponte para o autoconhecimento, a empatia e o crescimento pessoal.